CAMINHO DE PEREGRINAÇÃO CAPELA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

SÃO FILIPE - Rutas e sendeiros - Caminhos


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

A cerca de dez quilómetros ao sul da cidade de São Filipe, en um lugar chamado Antonio Pina encontra‐se a Capela de Nossa Senhora do Socorro, construída pelo padre Amaro Monteiro Pereira de Rebelo, nos meados do século XVIII e reconstruída ou restaurada várias vezes, nos inícios de 1900. Está ligada a lendas religiosas, com o tradicional desaparecimento e encontro da imagem sacra posteriormente reposta no seu local, o que deuna origem à edificação.

Por causa da herança recebida da família proprietária da capela e das terras circundantes, se sabe que houve vários incêndios, principalmente devido às muitas velas que os devotos acenderam e à sua estrutura de madeira. O último incêndio ocorreu no início de 1900. Na reconstrução, a madeira foi substituída por cimento.

As celebrações de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro são no dia 5 de agosto. A tradição da ilha era celebrar uma grande festa, com celebração da Eucaristia e procissão, seguida de um almoço com todos os peregrinos. Atualmente, a festa reúne muitas pessoas na ilha e também emigrantes.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a protetora dos viajantes e náufragos. Entendendo-se por viajantes os marinheiros e aqueles que trabalham e viajam pelo mar, implorando a protecção de Nossa Senhora para chegar a bom porto, também para os emigrantes, que ao desembarcar em Fogo vão logo visitar a Nossa Senhora antes mesmo de irem ver as suas famílias.



CAMINHO DE PEREGRINAÇÃO CAPELA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

No sul da ilha do Fogo, perto da zona costeira al sul das cidades de Forno, Luzia Numes e Patim, encontra-se a ermita de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rodeada por uma área de rochas, arbustos e pastos que se estende desde o Monte Genebra em direcção ao aeroporto de San Felipe e que, por ser uma zona de precipitações irregulares, é considerado como área de pastagens, a distância é de aproximadamente 11 km da capital da ilha de São Filipe.

Com uma implantação costeira, paisagística, tem arquitetura modesta.

Ainda hoje, os anciãos do lugar, sabem indicar as rotas e caminhos difíceis de transitar e através dos quais animais e pessoas desciam através das paredes quase verticais de pedras, para procurar água para a Fonte Pena ou outras nascentes de água localizadas em zonas de seixos na costa.

Na década de 1980, se executa uma nova via de acesso, o aumento dos devotos e a generosidade dos benfeitores levarão ao Padre Frei Camilo Torassa, então pároco de San Felipe, colocar na capela instalações que permitissem reuniões e abrigo de grupos de peregrinos.

De acordo com a vontade da sua última proprietária, Dona Gizela Vasconcelos Barbosa Vicente de Pina, os Irmãos Capuchinhos, em 1999, acabarão por comprar a capela e a terra circundante, servindo de melhor forma a devoção mariana da ilha.



CAMINHO DE PEREGRINAÇÃO CAPELA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

ILHA                      Fogo

CONCELHO        São Filipe
LOCALIDADE     Antonio Pina
 



CAMINHO DE PEREGRINAÇÃO CAPELA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

É tão grande a devoção a Virgem que quando os emigrantes retornam à ilha, a primeira coisa que fazem, mesmo antes de visitar seus parentes, é visitar o santuário erigido à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e guardado pelos Freis Capuchinhos. As festas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro são celebradas no dia 5 de agosto. A tradição da ilha era celebrar uma grande festa, com celebração da Eucaristia e procissão, seguida de um almoço para todos os peregrinos. Atualmente, a festa reúne muitas pessoas da ilha e também emigrantes.

Diz a lenda que um pastor encontrou, em um espaço entre as pedras, uma imagem que representava Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Levou-a para São Filipe, onde o pároco a colocou no altar da Igreja Matriz. No dia seguinte, foi encontrada (pelo mesmo pastor, de acordo com a lenda) por trás da porta de acesso e foi colocado novamente no altar. Três dias depois, o mesmo pastor encontrou a imagem, não na igreja, mas no mesmo lugar, na rocha, onde a encontrara inicialmente. Os donos da terra onde se encontrava a capela, a família do padre Amaro Monteiro Pereira de Rabelo, pároco de S. Felipe, interpretou o que sucedeu como o desejo de Nossa Senhora da Ajuda de ter uma Capela no mesmo local onde aparecia.
E outra lenda diz que na data da sua construção, meados do século XVIII, não havia madeira em São Filipe, mais que próximo do  local onde se ergueu o santuário, foram avistadas pranchas de madeira na praia e que posteriormente foram utilizadas na construção do Santuário. Alguns dizem que é devido a um milagre e outros pensam que é devido a algum naufrágio e pode ser que a estátua pertencia a um passageiro ou o próprio navio.



CAMINHO DE PEREGRINAÇÃO CAPELA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

DISTÂNCIA          12 km

DESNIVEL           486 m
PROPRIEDADE   Pública

COORDENADAS INICIO   14.894307, -24.495450

COORDENADAS FINAL    14.852172, -24.455425



CAMINHO DE PEREGRINAÇÃO CAPELA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

- FERNANDES, J.M. en HPIP – Patrimônio de Influência Portuguesa. http://www.hpip.org/def/pt/Homepage/Obra?a=1725 consultada en 12/10/18.

 

-Irmão Capuchinhos. “Santuário Nossa Senhora do Socorro”. http://www.capuchinhoscv.org/index.php/pastoral/santuario-nossa-senhora-do-socorro consultada en 07/10/18.

 

-INFORPRESS Agência Caboverdiana de Notícias. “Ilha do Fogo: Centenas de fiéis católicos são esperados este fim de semana no Santuário de Nossa Senhora do Socorro”. http://www.inforpress.publ.cv/ilha-do-fogo-centenas-de-fieis-catolicos-sao-esperados-este-fim-de-semana-no-santuario-de-nossa-senhora-do-socorro/ consultada en 07/10/18.

Equipe de redação e investigação:

Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Unidad de Caminos y Senderos (UCASE) de la Fundación CICOP

Felipe Monzón- Professor ULL.

 

Fotografias:

www.capuchinhoscv.org

www.inforpress.publ.cv


Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC

No existe/n Bien/es Relacionado/s