IGREJA HOSPITAL DA MISERICORDIA (RUINAS)

RIBEIRA GRANDE DE SANTIAGO - CIDADE VELHA - Arquitetura religiosa - Igreja


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

A Igreja Hospital da Misericórdia foi mandada construir pelo terceiro bispo de Cabo Verde Frei Francisco da Cruz em 1555. Para a sua construção se contou com a doação de moradores da terra. Nessa igreja funcionou durante alguns anos a Sé do bispado por não estarem finalizadas as obras da Catedral cuja obra se iniciou em 1516.

Nessa igreja pregou o grande orador português Padre Antonio Vieira em 1652, na sua passagem por Ribeira Grande, quando regressava do Brasil ao que foi para uma missão jesuíta.

Aqui havía um hospital, do qual aparentemente já não há vestigios. Este era descrito como um dos melhores da África, havendo recibido o tributo das embarcações que demandavam o porto da Ribeira Grande e dos próprios moradores da época. Neste hospital se dava assistência aos pobres, doentes e presos ou injustiçados por ser uma instituição de caridade cristã.

No ano de 1864 todo o conjunto do Hospital da Misericórdia se encontrava em ruínas. Atualmente o único vestígio da Igreja é a sua torre de sineira de planta quadrangular recuperada em 2010.



IGREJA HOSPITAL DA MISERICORDIA (ruinas)

Pouco resta já do antigo Hospital da Misericórdia, atualmente só existem as ruínas de uma torre sineira de planta quadrada, com cunhais em cantaria, dois registos separados por frisos. O primeiro registo é cego, e no segundo observa-se uma abertura em arco de volta plena, bem como o arranque de outro, correspondendo às antigas aberturas sineiras.



IGREJA HOSPITAL DA MISERICORDIA (ruinas)

CONCELHO        Ribeira Grande de Santiago
LOCALIDADE     Cidade Velha
ENDEREÇO        Cidade Velha



IGREJA HOSPITAL DA MISERICORDIA (ruinas)

-IPC Instituto de Património Cultural. Cabo Verde

- SIPA-Sistema de Informação para o Património Arquitetónico. DGPC- Direção-Geral do Património Cultural. http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SitePageContents.aspx?id=08a335ea-db85-4fdd-862b-fe6e623e44a8 consultada em 12/07/18.

-HPIP – Patrimônio de Influência Portuguesa. http://www.hpip.org/def/pt/Conteudos/Contextos consultada en 22/06/18.

 

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Aarón José Armas de la Rosa- Arquiteto técnico

Fotografias:

Felipe Monzón

Gislaine Hasse



IGREJA HOSPITAL DA MISERICORDIA (ruinas)
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC CICOP

No existe/n Bien/es Relacionado/s