PALÁCIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

PRAIA - Arquitetura civil e residencial - Edificios públicos


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

A construção deste palácio origina-se na necessidade de construir um edifício para residência dos governadores, proporcionando um local de trabalho e habitação das mais altas autoridades das províncias ultramarinas. Existem referências históricas antes e depois de 1878, sobre a realidade do Governador Geral da Província de Cabo Verde ter sido forçado a viver em casas particulares por um longo tempo. No dia 4 de abril de 1878, a autorização foi solicitada para a construção de uma residência para os governadores gerais, em maio de 1878, esse projeto foi elaborado pela Direção Geral de Obras Públicas.

As autoridades coloniais foram convencidas a colocar uma residência oficial à disposição do Governo Provincial de Cabo Verde, para isso foi adaptada uma das melhores casas alugadas para obter uma residência oficial que, pelo menos, correspondia à dignidade do mais alto cargo da Província de ultramar.

Após a independência de Cabo Verde em 1975, o palácio passou a funcionar como um palácio presidencial para abrigar os chefes de Estado da República de Cabo Verde.



PALÁCIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O imóvel está construído em estilo neoclássico com a planta em forma de “U”.

O alçado principal é simétrico, apresentam dois pisos, cobertura de quatro águas e nove vãos em cada piso, destacando-se a porta central de accesso ao edificio de cantaría simples e pequena varanda no piso superior. Rematam a fachada a cornija e a platibanda na parte superior e duas pilastras de cantaria nas esquinas do edificio. Para o acceso a rés-do-chão tem uma rampa com balaustres de cerâmica. Nas esquinas do edificio existe um elemento ornamental composto por uma esfera do mundo e um pequeno obelisco.



PALÁCIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

CONCELHO      Praia
LOCALIDADE    Plateau
ENDEREÇO       Avenida Andrade Corvo



PALÁCIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Cantaria, alvenaria e cobertura de telhas.



PALÁCIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Plano Urbanístico Detalhado do Plateau - PUD/98



PALÁCIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

-PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO DE PATRIMONIO DE PLATEAU. Câmara Municipal da Praia

-GOMES, Lourenço: Urbe, memória e crítica da arte: Centro Histórico da Praia - Extremo - Sul (de 1840 à actualidade). 2011. Praia. Edições Uni-CV.

-SIPA-Sistema de Informação para o Património Arquitetónico. DGPC- Direção-Geral do Património Cultural. http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SitePageContents.aspx?id=08a335ea-db85-4fdd-862b-fe6e623e44a8 consultada em 12/07/18.

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Aarón José Armas de la Rosa- Arquiteto técnico

Fotografias:

Felipe Monzón

Aarón J. Armas de la Rosa



PALÁCIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC CICOP

CONJUNTO PATRIMONIAL
PALÁCIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PLATEAU ou PLATÔ - Cat:Bairro