MONUMENTO A DIOGO GOMES

PRAIA
- Bens móveis. Escultura -




Este é um exemplo de uma escultura monumental feita em ferro fundido, obra do escultor português Joaquim Correia, feita em 1956, conforme indicado pela inscrição ou feita não própria.

Este monumento tem um aspecto histórico e cultural valioso, idealizado ou destinado a demonstrar a conexão de Diogo Gomes e a descoberta do arquipélago de Cabo Verde.



MONUMENTO A DIOGO GOMES

CONCELHO Praia
LOCALIZAÇÃO Platô
ENDERE OU Avenida Am lcar Cabral



MONUMENTO A DIOGO GOMES
 Escultura de uma figura humana de ferro fundido, com 3,30 metros de altura e 5,15 metros de altura com pedestal. 
 Uma escultura monumental exemplar, com um sentido decorativo, impregnado de idealismo, refinado não queixo ereto, nenhum terno de nobre nobre, numa vis ou contemplativo do horizonte e do mar infinito. 
 Outro detalhamento representa ou dá à alma guerreira a atribuição de um verdadeiro comandante, expressando a espada que surge na figura que pode ser tomada como uma luz a bordo, mostrando que somos um navegador e explorador que teme cuidado para observar todos os eventos de viagem. 


MONUMENTO A DIOGO GOMES

Joaquim Correa. Nascimento 26 de julho de 1920, Marinha Grande. 6 de fevereiro de 2013 (92 anos), Lisboa. Foi um escultor português que faz parte do segundo gênero de artistas modernistas portugueses.

Net e filho de uma família de antigos mestres vidreiros, depois de terminar seus estudos em sua terra natal, ele se mudou para Leiria para estudar ou cursar o segundo grau.

Em 1949, matriculou-se na Escola de Belas Artes do Porto, que foi frequente durante um ano, terminando seus estudos de Belas Artes em Lisboa. Preencha seu formulário ou não o contador de Francisco franco, Salvador Barata Feijo e Antio Duarte.

Em 1964, começou como professor de escultura na Escola de Belas Artes de Lisboa, tornando-se vice-diretor no ano seguinte. Diogo Gomes ocupa ou posição de diretor ale entre 1968 e 1974.

Ele também ensina na Universidade Livre de Lisboa e na Universidade Autônoma de Lisboa, que foi o fundador (1985) e diretor de sua vida.

Entre os primeiros recebidos, destacam-se:

  • Prio Soares dos Reis, SNI;
  • 2 Prêmio de Escultura, I Exposição de Artes Plásticas da Funda ou Calouste Gulbenkian;
  • Medalha de Ouro, Exposição Internacional de Bruxelas, 1958.

Seu trabalho é representado em coleções públicas e privadas, incluindo:

  • Centro de Arte Jos de Azeredo Perdig, Lisboa;
  • Museu do Chiado, Lisboa;
  • Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto.

Em Swa Homenagem, em 5 de dezembro de 1997, na Prefeitura da Marinha Grande inauguraurou ou Museu Joaquim Correia.



MONUMENTO A DIOGO GOMES

Escultura de Ferro Fundido



MONUMENTO A DIOGO GOMES
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC CICOP

CONJUNTO PATRIMONIAL
MONUMENTO A DIOGO GOMES PLATEAU ou PLATÔ - Cat:Bairro