CAPELA DA TRINDADE (CONJUNTO PATRIMONIAL)

PRAIA - Conjunto patrimonial - Conjunto arqueológico


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

CAPELA DA TRINDADE:

Trata-se de um Conjunto Histórico e Arqueológico, que contém uma Capela mandada construir no século XVIII pelo Bispo Frei Francisco Santo Agostinho que depois de sofrer em 1712 um ataque do pirata francês Jacques Cassard na Ribeira Grande de Santiago, se refugia em Trindade até a data da sua morte em 1719. Neste mesmo espaço, numa capela mortuaria, está enterrado o bispo.

A Capela da Trindade localiza-se na antiga fazenda de Fernão Fiel de Lugo, que mais tarde passaria a ser propriedade da igreja. A Ribeira da Trindade tinha água em abundancia, além de uma ótima posição geográfica e passou a ser a residência oficial dos bispos: Fray Francisco de San Agustín (1709-1719) e o seu sucessor o padre José de Santa María de Jesús (1721-1736). L

A Capela é uma edificação religiosa enigmática construída no ambiente rural, uma tipologia única em Cabo Verde. Não se sabe com certeza o ano de construção, mais se acredita que foi no período de Filipinas 1580-1640, durante o qual as coroas portuguesas e españolas se unificaram.

Foi neste lugar, onde está o Conjunto Histórico e Arqueológico, que o naturalista Charles Darwin esteve em 1832. Ali, de passagem pela ilha de Santiago, Darwin deixou uma inscrição na árvore centenária denominada baobá.

CAPELA FUNERARIA DE FRAY FRANCISCO DE SAN AGUSTÍN:

Situa-se nas proximidades da Capela da Trindade. Hoje só restam os vestigios da outra capela, aonde foi sepultado o bispo D. Fray Francisco de San Agustín.



CAPELA DA TRINDADE (CONJUNTO PATRIMONIAL)

A capela tem planta em forma de octógano, com aproximadamente três metros de cada lado, coberta por uma cúpula semi-esférica segmentada. As paredes são de cantaria e a cúpula de alvenaria, tem somente uma porta de entrada, decorada com pilastras e lintel de pedra esculpida. O pavimento interior é de pedra.

De frente para a porta se encontra um altar com um frontão triangular com restos de policromia. No tímpano (espaço entre o lintel e as duas rampas de um frontão) há um brasão, provavelmente do senhor das terras onde se construiu a capela. Na lateral da entrada se abre uma pequena janela.

O conjunto do altar é formado por um retábulo esculpido em pedra branca de origem calcária (provavelmente das pedreiras da ilha de Maio).

O retábulo possui duas colunas falsas de estilo jônico, com um frontão e brasão familiar. No interior delimitado por estes elementos clássicos, existe uma parede revocada de cal com uma especie de tabuleiro de damas e radial na parte superior, pintado com de pó vermelho. A mesa do altar foi feitade alvenaria de pedra.

A Capela Funerária tem formato simples: planta retangular com o túmulo do bispo em destaque no centro. Preserva também na parede Norte, restos do altar.

O túmulo de forma retangular, com 2,39 metros x 1,34 metros,  estava feito de mármore branco e rosa. Nas escavações arqueológicas, além de vários tipos de materiais cerâmicos identificados, foram encontradas algumas moedas do século XIX.



CAPELA DA TRINDADE (CONJUNTO PATRIMONIAL)

CONCELHO        Praia
LOCALIDADE     Trindade
ENDEREÇO        Ribeirinha, Vera Cruz



CAPELA DA TRINDADE (CONJUNTO PATRIMONIAL)

Cantaria de pedra nas paredes, tijolos na cúpula e pavimento de pedra.



CAPELA DA TRINDADE (CONJUNTO PATRIMONIAL)

A capela foi restaurada entre 2009-2011 pela ONG-Restauradores Sin Fronteras; Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação - AECID; Instituto de Investigação do Património Cultural de Cabo Verde.



CAPELA DA TRINDADE (CONJUNTO PATRIMONIAL)

O Conjunto Histórico e Arqueológico da Trindade será elevado em breve a Património Nacional pelo Ministéri da Cultura e das Indústrias Criativas.


- PEREIRA TAVARES, N.  Inventário arqueológico de Cabo Verde: contributo para uma ferramenta de gestão e valorização do Património Cultural. VOL I e II.  Dissertação de Mestrado em Arqueologia. Universidad de Lisboa. 2017.

- Desdobrável do conjunto histórico e arqueológico da Trindade

- Restauradores Sin Fronteras; Ministerio de Asuntos Exteriores y de Cooperación – AECID; Instituto de Investigação do Património Cultural de Cabo Verde. 2011-2012.

-Restauradores Sin Fronteras (2010) – Projeto de consolidação da Capela da Trindade, ilha de Santiago. Cabo Verde. 2010.

-Restauradores Sin Fronteras – Programa de capacitação técnica e sensibilização social para por  em valor a Capela da Trindade, Ilha de Santiago. Cabo Verde. 2010-2011.

-Governo de Cabo Verde http://www.governo.cv/ consultada em 15/05/18.

Fotografías:

Nireide Tavares, 2016

Restauradores Sin Fronteras (2010-2011) – Programa de capacitación técnica y sensibilización social en torno a la puesta en valor de la capilla de Trindade, Isla de Santiago (Cabo Verde).

Facebook IPC (Instituto do Patrimonio Cultural).



CAPELA DA TRINDADE (CONJUNTO PATRIMONIAL)
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC CICOP

No existe/n Bien/es Relacionado/s