CÂMARA MUNICIPAL DE PRAIA

PRAIA - Arquitetura civil e residencial - Edificios públicos


   0
   Valorar

Compartir en Facebook

Compartir en Google+

1845. Iniciam-se os trabalhos de contrução do novo edificio da Câmara Municipal de Praia. Na época somente foram demolidas as instalações que existiam.

1850. O edificio da Câmara Municiapl se encontra em construção

1859. Termina-se a torre campanário, se instala o relogio, se instalam os sinos, e se terminan todos os trabalhos de pedra, alvenaria e carpintaria. Ainda neste ano se instalaram o corrimão da escada, os forros de papel e as pinturas das salas.

1860. Em uma carta de 31 de julho, para o Secretario Geral do Governo, o engenheiro Januário Correia de Almeida, solicita que seja comunicado ao Governador que no dia 23 de julho de 1860 se entregaram as chaves ao Presidente Isidoro José de Sousas Carvalho.

1860. Terminam as obras de remodelação do edifício da Câmara Municipal.

1861. Passa a funcionar neste edificio, além da Câmara Municipal, o Tribunal de Justiça e o Liceu Nacional.

Em 19 de janeiro de 1861, o Governador Geral interino, Januário Correia de Almeida, em nome de Sua Majestade o Rei D. Pedro V, inaugurou este estabelecimento de ensino.

1864. Segundo F. Travassos "O Paço do Conselho é um edifício digno de louvor pela elegância da sua construção, pela distribuição do interior e pela decoração que hoje fazem da Câmara Municipal da Praia um dos edifícios mais importantes das nossas colônias. No edifício da Câmara Municipal está instalado, a Administração do Conselho, o arquivo municipal, bem como o Liceu Nacional".

1875. Na traseira da Câmara houve a plantação de eucaliptos, árvores da Guinea e de outras origens, tornando-se um jardim de aclimatação.

1880. Em 12 de janeiro de 1880, um incêndio começou no prédio da Câmara Municipal da Praia. O incêndio começou com intensidade no compartimento em que funcionava a secretaria da Câmara e o Gabinete do Tesouro. Os arquivos e demais valores foram transferidos para o Clube Recreativo. O Paço do Concelho passou a funcionar temporariamente em um prédio alugado para o Estado que o governador colocou à disposição. Foi neste edifício do Paço do Conselhoo, onde aconteceu cerimônia de posse do primeiro chefe do governo independente cabo-verdiano.



CÂMARA MUNICIPAL DE PRAIA

A edificação é uma obra arquitectónica com características próprias de edifício público que representa a presença do poder local.

A fachada frontal é uma fachada simétrica de duas plantas com a torre campanário no centro. Distribuem-se três portas no nível rés-do-chão e três janelas no andar superior, a cada lado do corpo central do edificio. Neste, se accede ao interior por uma porta em arco de meio ponto e na parte superior uma porta-janela com varanda. A cornisa e a platibanda do edifício, além da função decorativa, protegem a parede do edifício das águas e ocultam as bordas do telhado. Na parte central a fachada se segmenta através de pilastras com silhares decorativos que também rematam as esquinas da fachada, destacando no centro a torre campanário e a parte central do edifício.

A torre campanário apresenta uma pequena varanda com uma porta de vidro e um relógio central.

O telhado do edifício é a quatro águas. Na cimalha e na extremidade dos cunhais existem gárgulas com formas de rosto humano, que escoa a água para o exterior.

Nas extremidades do edifício e da torre, há pequenas esculturas.



CÂMARA MUNICIPAL DE PRAIA

CONCELHO       Praia
LOCALIDADE    Plateau
ENDEREÇO       Rua do Banco Nacional Ultramarino



CÂMARA MUNICIPAL DE PRAIA

Cantaria, alvenaria e cobertura de telhas.



CÂMARA MUNICIPAL DE PRAIA

Plano Urbanístico Detalhado do Plateau - PUD/98



CÂMARA MUNICIPAL DE PRAIA

PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO DE PATRIMONIO DE PLATEAU

Câmara Municipal da Praia

 

GOMES, Lourenço: Urbe, memória e crítica da arte: Centro Histórico da Praia - Extremo - Sul (de 1840 à actualidade). 2011. Praia. Edições Uni-CV.

 

SIPA-Sistema de Informação para o Património Arquitetónico. DGPC- Direção-Geral do Património Cultural. http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SitePageContents.aspx?id=08a335ea-db85-4fdd-862b-fe6e623e44a8 consultada em 12/07/18.

 

Equipe de redação e investigação: Unidade de Arquitetura Fundação CICOP.

Miguel Ángel Fernandez Matran-Director

Gislaine Hasse- Arquiteta

Aarón José Armas de la Rosa- Arquiteto técnico

 

Fotografias:

Gislaine Hasse

Aarón J. Armas de la Rosa



CÂMARA MUNICIPAL DE PRAIA
Descripción Documento Descargar Documento
Ficha GPC CICOP

CONJUNTO PATRIMONIAL
CÂMARA MUNICIPAL DE PRAIA PLATEAU ou PLATÔ - Cat:Bairro